quinta-feira, 21 de abril de 2016

Byousoku 5 Centimeter

Sinopse: Contada em três segmentos interligados, entre o início dos anos 1990 e 2007, um jovem chamado Takaki Tono e sua melhor amiga Akari Shinohara moram em Tóquio. Devido à mudanças no trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, mas os dois lutam para manter um contato através de cartas. Seus desencontros são constantes e os dois acabam se afastando com o tempo, deixando apenas as memórias de momentos juntos. Novas pessoas surgem em suas vidas, mas Takaki não esquece de Akari, que mesmo com o tempo passado, tem a esperança de encontrá-la novamente.

Minha Avaliação: 4★

Esse anime, é um filme num formato bem diferente do convencional, ele é dividido em 3 partes de 25 minutos cada. Acima de tudo, o anime fala sobre o amor. Quem nunca teve um amor? Quem nunca teve um amor não correspondido? Ou até mesmo amou em silêncio? Quem nunca teve esse sentimento puro e avassalador?
A primeira vez que assisti esse anime, eu não consegui entender direito e até por isso acabei dando uma nota menor do que realmente merecia. Achei um tanto confuso e que eram 3 histórias diferente que de uma certa forma se intercalavam, só que não. Acho que o modo como você entende o anime depende do momento da vida que você se encontra e suas experiencias amorosas mas não quantos(as) namorados(as) você já teve. As experiencias amorosas a que me refiro é quantas vezes você suspirou por alguém, quantas vezes o seu coração bateu mais forte que até parecia que você tinha uma escola de samba no meio do peito ao invés de um coração, as vezes que você amou alguém em silêncio com medo de ser rejeitada(o).


No primeiro capitulo, primeira parte, Takaki Tono e Akari Shinohara são crianças, Akari tem que se mudar e a partir de então eles começam a se falar por cartas. No segundo capitulo, segunda parte, Akari Shinohara não aparece, só aparece Takaki Tono em sua adolescência tendo que decidir o seu futuro e nesse capítulo aparece outra personagem que é a Sumida que gosta de Takaki em segredo. No terceiro capítulo, terceira e última parte, aparecem Takaki Tono e Akari Shinohara já adultos e nessa parte vem a tona a recordação, um se lembrando do outro e é finaliza com uma linda música de encerramento.
Sei que dei poucas informações sobre o anime mas, se eu falar muito posso dar spoilers e não posso correr esse risco. No link do anime no AniTube, existem 4 vídeos e entre eles temos o Byousoku 5 Centimeter 00 que eu recomendo que assista por último, depois de ter terminado de assistir, que nada mais é que a música inteira do anime com duração de 5 minutos.


O anime não tem nenhuma música de abertura mas em compensação tem uma lindíssima música de encerramento chamada "One more time, one more chance" que resume toda a história do anime, até por isso recomendo que veja Byousoku 5 Centimeter 00 só depois de ter assistido ao anime inteiro.
O anime é super fofo, e eu até me identifiquei com as histórias e com a Sumida. Pra mim a música de encerramento vale pelo anime inteiro. E se você prestar bastante atenção no anime você descobre o porque de se chamar 5 centímetros por segundo, eu não vou falar aqui porque vai perder a graça pra quando você for assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário