quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Chaves

Sinopse: O Chaves é uma comédia que mostra as interações dos moradores de uma vila. Chaves é um menino órfão de oito anos que vive criando atrapalhadas com alguns moradores, como o Seu Magruda, a Dona Florinda, a Dona Clotilde e até com o dono da vila, o Senhor Barriga. Ele também apronta com seus amigos, também da vila, Quico e Chiquinha. Chaves e seus amigos estudam juntos na escola, e tem aulas com o Professor Girafales, que é namorado da mãe de Quico, a Dona Florinda, e está sempre indo à vila para visitá-la e caindo nas encrencas de Chaves e seus amigos. O seu Magruda, pai de Chiquinha, é um homem descansado que vive fugindo do Senhor Barriga para não ter que pagar o aluguel. Dona Clotilde, apelidada de A Bruxa do 71, coloca medo nas crianças pelas histórias inventadas por eles de que ela seria uma bruxa, e também é apaixonada por Seu Madruga. Chaves mora num barril, mas segundo ele é apenas um esconderijo.

Minha Avaliação: 5★

"Foi sem querer querendo" que ele invadiu as nossas telinhas e conquistou os nossos corações. "Você não vai com a minha cara?" Não? Pois deveria dar uma chance e assistir a um episódio. Mas eu vou avisando, você corre riscos de dar boas risadas, de se emocionar e de nunca mais parar de assistir. "Pois é, pois é, pois é...".
E se você acha não tem mais idade e nem tempo para assistir a série, lembre-se:

"Existem jovens de oitenta e tantos anos,
e também velhos de apenas vinte e seis!
Porque velhice, não significa nada!
E a juventude volta sempre outra vez!

Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda!
Amanhã velho será, velho será, velho será!
A menos que o coração, que o coração sustente, a juventude que nunca morrerá!"

Chaves é uma série da televisão mexicana de comédia criada e protagonizada pelo super comediante Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito (pequeno Shakespeare). O sucesso da série se espalhou por vários países incluindo o Brasil.
No Brasil a série é transmitida pela emissora SBT até hoje e ganhou mais admiradores, e mais espaço depois da morte do nosso querido Roberto Gómez Bolaños em 28 de novembro de 2014. A emissora exibiu especiais em homenagem ao nosso eterno Chespirito, entrevistas que inclusive coloquei uma delas no final desse post e aumentou o horário de exibição da série.
Se você continua achando que não tem mais idade pra assistir ou que não vale a pena rever a série porque conhece todos os episódios, é ai que você se engana. Existem histórias que são divididas em mais de um episódio, eu me lembro que num sábado das 18h às 19:45 exibiram A Festa da Boa Vizinhança que são divididos em 4 episódios, só que só lembro de o SBT ter passado sempre apenas os 2 primeiros episódios então e eu consegui dar boas risadas com os outros 2 episódios que eu nunca havia assistido. E existem muitos outros episódios que nunca passaram ou que pelo menos não repete tanto na TV, que as vezes já passou mas você até esquece que já passou por não repetir com tanta frequência.

Ao fundo Rubén Aguirre. Logo abaixo da esquerda pra direita temos Ramón Valdés. Maria Antonieta de las Nieves, Roberto Bolaños, Edgar Vivar e Carlos Villagrán. Abaixados Florinda Meza e Horacio Gómez.

O elenco é composto por Roberto Bolaños (Chaves), María Antonieta de las Nieves (Chiquinha/ Dona Neves), Ramón Valdés (Seu Madruga), Florinda Meza (Dona Florinda/ Pópis), Carlos Villagrán (Kiko), Edgar Vivar (Sr. Barriga/ Nhonho), Rubén Aguirre (Profº Girafales), Angelines Fernández (Bruxa do 71), Horacio Gómez (Godinez) e Raúl Padilla (Jaiminho). Durante a série, você acompanha o dia a dia dos moradores de um cortiço.


Chaves e Chiquinha.

Chaves (Roberto Bolaños) é um garoto pobre, órfão e muito atrapalhado, mas dentro da vila ele se diverte muito com seus amigos. Ele adora sanduíche de presunto e pirulito. No pátio da vila, Chaves tem um barril que usa para se esconder.
Chiquinha (María Antonieta de las Nieves) é uma menina baixinha, sardenta e muito esperta que sempre arruma uma maneira de se aproveitar da lerdeza do Chaves e do Quico.

Quico

Quico (Carlos Villagrán) é um garoto muito mimado e suas bochechas são motivo de piadas entre os amigos da vila. Ele tem nove anos de idade e é o melhor amigo do Chaves. Mora na casa número 14 com sua mãe, Dona Florinda. Seu grande sonho é ganhar uma bola quadrada.

Dona Florinda e Professor Girafales

Dona Florinda (Florinda Meza) é uma mulher brava que sonha em ser da alta sociedade, mas é tão pobre quanto seus vizinhos. Vive da pensão do seu falecido marido, Frederico. Ela está sempre brigando com Seu Madruga, e o acusando injustamente de bater em seu filho Quico. Dona Florinda usa bobs na cabeça e um avental. A mãe do Quico é apaixonada pelo Professor Girafales e adora ganhar flores do seu amado.
Professor Girafales (Rubén Aguirre) também é conhecido como mestre Linguiça pelas crianças da vila. Ele é o professor da escolinha onde estudam as crianças da vizinhança. Sempre vai à vila do Chaves atrás de Dona Florinda, levando sempre um ramo de flores.

Dona Clotilde e Seu Madruga

Seu Madruga (Ramón Valdés) é um homem muito simples que passa a vida inteira fazendo bicos e trambiques para sobreviver. Vive fugindo do Senhor Barriga para não pagar o aluguel da sua casa, onde mora junto a sua filha Chiquinha.
Dona Clotilde (Angelines Fernández), conhecida como Bruxa do 71, é apaixonada por Seu Madruga. Para conquistá-lo, cozinha várias comidas gostosas, sobremesas e frangos assados. Clotilde possui um pequeno cachorro chamado "Satanás", que fica escondido em sua casa devido a uma proibição de animais de estimação na vila.

Senhor Barriga e Nhonho.

Senhor Barriga (Edgar Vivar) é dono da vila. Cada vez que vai à vila para cobrar aluguel é recebido com uma pancada pelo Chaves, que sempre diz que foi "sem querer querendo". Está sempre atrás do Seu Madruga, um de seus inquilinos, que lhe deve 14 meses de aluguel atrasados. Tem um filho chamado Nhonho e uma esposa, que ninguém conhece, pois está sempre viajando a trabalho.

Esses são os principais personagens da série mas ao longo das séries teve vários acontecimentos e surgiram outros personagens. María Antonieta de las Nieves ficou grávida e gravou a série até onde deu e depois teve que se afastar por um tempo das gravações da série. A briga de Roberto Gómez Bolaños com Carlos Villagrán e Ramón Valdes ocasionou a saída dos personagens Quico e Seu Madruga. Na história, Quico foi morar com suas tias ricas e Seu Madruga viajou em busca de trabalho. Para evitar que Chiquinha ficasse sozinha, a personagem, também interpretada por Maria Antonieta de Las Neves, Dona Neves virou oficinal na série, e ela se mudou para morar com Chiquinha.
A música Boa noite Vizinhança do episódio de Acapulco foi uma despedida ao Carlos Villagrán mas na verdade esse não foi o seu último episódio.

Chiquinha, Godinez, Quico e Nhonho

Nhonho (Edgar Vivar) é um garoto muito mimado, filho de Seu Barriga e super dedicado aos estudos.
Godinez (Horacio Gómez) é o aluno do Professor Girafales que sempre senta no fundo da sala e é o perdidão, nunca está prestando atenção na aula (aparece mais nos episódios da escolinha do Profº Girafales).


Seu Madruga, Dona Clotilde, Pópis, Quico e Chaves

Pópis (Florinda Meza) é uma menina mimada mas super inocente que carrega a boneca Serafina pra todos os lugares e é sobrinha de Dona Florinda.


Roberto Bolaños sempre se preocupou em não fazer mal ao público, mas nem sempre conseguiu ele teve uma falha com Pópis. Florinda Meza interpretando Pópis falava como uma menina falhosa mas dois ou três dias depois Bolaños recebeu uma carta de um Senhor que dizia sempre ver seus programas mas que agora não via mais pois, dizia ele que tinha um filho que fala assim e que agora caçoavam dele na escola. Então depois disso, Roberto Bolaños retirou a personagem durante um ano e voltou com ela falando normal, sem esse problema.

Dona Neves

Dona Neves (María Antonieta de las Nieves) é bisavó de Chiquinha, uma velhinha brincalhona de espirito jovem e que como Seu Madruga vive fugindo do Seu Barriga que cobra os 14 meses de aluguel herdado de seu neto Seu Madruga.

Carteiro Jaiminho e Chaves

Jaiminho (Raúl Padilla) é o carteiro nascido em Tangamandapio mas mandava sempre os outros procurarem as próprias correspondências na bolsa porque "queria evitar a fadiga".

Cenário da série Chaves

Roberto Bolaños gostava de sempre regravar a mesma situação juntando todo o elenco, mas acabava sempre que algum personagem não estando presente, essa é a explicação pra tantos episódios repetidos. E ele não permitia improvisos.
Mesmo com o sucesso a série foi criticada sendo chamada de idiota e agressiva. Mas eu não conheço nenhuma série mais inocente que Chaves e que ensina tantas coisas. Pra mim nunca um personagem teve tanto calor humano e ensinou tantas coisas como o Seu Madruga.
Seu Madruga mesmo sem ter um centavo no bolso, sempre trazia um sorriso no rosto e mesmo não sendo uma pessoa estudada, não terminou os estudos, ele é a pessoa mais sábia do cortiço. Com o Seu Madruga eu aprendi muita coisa como "A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena" e "As pessoas boas devem amar seus inimigos".
E com a série eu também aprendi que "As pessoas boas devem fazer favores uns aos outros", então me faça um favor, siga o blog e compartilhe. E antes que vocês falem "Ai, cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco" eu vou encerrando por aqui e deixando vocês com a reportagem que está logo abaixo e os links pra assistir aos episódios online.









Clique na imagem abaixo pra Assistir a Série.


Clique na imagem para assistir.

14 comentários:

  1. O episodio que eu mais ri na vida foi quando Chaves comparou a vassoura com a dona Florinda. Seu Madruga começa a rir e logo em seguida o Quico sem saber porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chaves nos proporcionou muitos bons momentos assistindo a série e a gente lembra dessa série com tanto carinho.

      Excluir
  2. Sem duvida chaves foi e sera para sempre o melhor seriado de tv na minha opinião. Os episódios que mais gostei a viagem deles para acapulco,mano aqueles episódios foram surreais,pena que foram somente aqueles que foram gravados fora do ambiente do estúdio. a direção poderia ter feitos mais episódios desse estilo.

    http://seumundodoanime.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é a melhor, mas com certeza a mais genial. Muitos deveriam aprender a fazer programa humorístico com ele. Tem cada porcaria hoje em dia na TV. Eu tenho muito carinho por essa série. Acapulco é sem dúvida um dos melhores episódios. Os que gosto bastante também são A Sociedade (episódio que o Seu Madruga sai pra vender os churros feitos pela Dona Florinda) e A Festa da Boa Vizinhança.

      Excluir
  3. Olá!! Muito bacana!! Achei muito legal vc colocar a classificação indicativa de cada série e anime... Gosto bastante de séries, principalmente The Walking Dead, Grey's Anatomy e Pretty Little Liars... Mas andei fuçando no blog e não encontrei nada a respeito =( Estarei aguardando posts relacionados a essas séries!! Estou seguindo!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Eu estou começando pelas séries pequenas que já foram finalizadas ou que infelizmente foram canceladas. E Chaves como eu assisto desde criança, então mesmo que eu não tenha assistido tudo ainda (alguns episódios não encontrei pra assistir e ainda mais dublado) eu achei que eu estava mais do que pronta pra escrever sobre a série.
      Essas séries que você quer ver aqui no blog, vai demorar um pouco pois, as séries são bem longas e algumas ainda estão em produção.

      Excluir
  4. Ah, tudo bem! Mas estarei sempre de olho aqui para ver as novidades! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você pode descobrir novas séries. Toda semana tem post novo.

      Excluir
    2. Claro!!!! Estarei sempre aqui!!!! ;) Beijos!!!

      Excluir
    3. Opa. Pode se acomodar e aproveitar o blog.
      Espero ver você mais pelos comentários por ai.
      Beijos.

      Excluir
  5. Chaves, melhor série do mundo! Não sei como tem gente que consegue falar mal de um programa tão engraçado, inocente e educativo!
    Não tenho um episódio preferido porque gosto de praticamente todos que eu já assisti, mas com certeza o que mais me fez rir foi um em que o Seu Madruga explode fumando charuto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro a série. Prefiro mil vezes assistir Chaves mesmo que repetido, do que muita porcaria que tem pela TV.

      Excluir