quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Dois Irmãos

Sinopse: Dominadora e vivaz, Zana (Juliana Paes / Eliane Giardini) é capaz de tudo para proteger seus filhos. Mesmo sob seus cuidados, os irmãos gêmeos Yaqub e Omar (Cauã Raymond) vivem uma relação tumultuada em meio a um período.

Minha Avaliação: 4★

Dois Irmãos é uma minissérie de 10 capítulos da Globo que passou entre os dias 9 e 20 de Janeiro de 2017 que foi escrita por Maria Camargo. A minissérie foi gravada em 2014 mas só em 2017 que veio a passar na TV. A minissérie foi feita baseada no livro de mesmo nome de Milton Hatoum cuja sinopse é a seguinte:
"Esta obra conta a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar, filhos de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil no início do século - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Na mesma casa moram Domingas, a empregada da família, e seu filho, um menino cuja infância é moldada por esta condição - ser filho da empregada. É este menino que, trinta anos depois dos acontecimentos, vai contar o que testemunhou calado - histórias de personagens que se entregaram ao incesto, à vingança e à paixão desmesurada."

Eu não li ao livro então não posso falar se a minissérie conseguiu ser fiel ao livro ou não e também não sei como a história é contada no livro. A história que acontece em Manaus entre 1920 e 1980 é uma história de uma família mas, acima de tudo é a história da rivalidade entre dois irmãos.
Quem assim como eu não leu o livro pode demorar a se situar na narrativa da história. Aparece já logo nos primeiros episódios, Halim (3ª fase com Antônio Fagundes) num barco no Rio Negro conversando ora com Nael e ora parecia que estava conversando com a gente. Então eu achei que quem estava narrando a história era o Halim (3ª fase com Antônio Fagundes), demorei pra perceber que quem estava narrando a história era na verdade Nael (2ª fase com Irandhir Santos). Afinal, eu assisti a minissérie sem procurar nada sobre ela, a única coisa que eu sabia eram as mostradas nas chamadas.


Autores, diretor, elenco, equipe e convidados se reúnem em evento para lançar minissérie, que estreia em janeiro (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)


Todo o elenco passou por um rigoroso processo de preparação por 3 meses. Eles tinham que aprender tudo sobre a cultura, dança, costumes, culinária e entrar nesse mundo do livro. Muitos personagens tiveram várias fases que foram interpretados por um ator ou atriz então, tiveram que construir o personagem juntos. Zana é interpretada por Gabriella Mustafá na primeira fase,Juliana Paes na segunda fase e Eliane Giardini na terceira e ultima fase. Halim é interpretado por Bruno Anacleto na primeira fase, Antonio Calloni na segunda fase e por Antonio Fagundes na terceira e última fase. Omar é interpretado por Enrico Rocha na primeira fase, por Matheus Abreu na segunda fase e por Cauã Reymond na terceira e última fase. Yaqub é interpretado por Lorenzo Rocha na primeira fase, por Matheus Abreu na segunda fase e por Cauã Reymond na terceira e última fase. Rânia é interpretada por Raphaela Miguel na primeira fase, por Letícia Almeida na segunda fase e por Bruna Caram na terceira e ultima fase.


Atores se reúnem e comemoram a minissérie (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)


Halim e Zana se conhecem, se casam e um tempo depois Zana engravida e da a luz a gêmeos. O primeiro a nascer foi Yaqub e em seguida Omar, que nasceu com problemas respiratórios. Provavelmente por Omar ter nascido mais frágil devido aos problemas respiratórios, Zana tinha uma atenção especial com ele e o protegia. Depois Zana engravidou novamente e teve uma filha, Rânia. Existem outros personagens importantes como Domingas, Nael e Lívia mas, não vou me aprofundar na história deles que se não vou contar a história da minissérie inteira e vou acabar dando spoilers.


Cauã Reymond, os irmãos gêmeos Lorenzo e Enrico Rocha e Matheus Abreu interpretam os irmãos Omar e Yaqub em diferentes momentos (Foto: Isabella Pinheiro/ Gshow)


Uma vez Cauã Reymond falando sobre os seus personagens da minissérie, não lembro se no Fantástico ou se na pequena apresentação da minissérie que teve, disse que a fraqueza de um era a força do outro e vice e versa.  Eu discordo em parte, pra mim um irmão é totalmente o oposto do outro apesar de que concordo que a força de Omar é a proteção da mãe que Yaqub não tem. Enquanto Omar é indisciplinado e e intempestivo, Yaqub é introvertido e calculista. Enquanto um é a calmaria o outro é a tormenta.

Cauã Reymond também divide o papel dos gêmeos Omar e Yaqub com Matheus Abreu (Foto: Isabella Pinheiro/ Gshow)


Várias coisas deixaram as pessoas impressionadas com essa minissérie e a primeira delas com certeza foi a semelhança que Mateus Abreu tem com o Cauã Reymond. Olhando assim os dois lado a lado parecem irmãos. Em alguns momentos fiquei até na dúvida se já estava na fase que o Cauã Reymond assume os personagens ou não mas depois consegui me situar e disse pra mim mesma "Agora sim é o Cauã Reymon". A segunda foi a atuação de Cauã Reymond, ele fez divinamente os dois irmãos e em especial o Omar.

A sala da família de Zana e Halim (Foto: Mariana Villas-Bôas/TV Globo)


Outra coisa que impressionou bastante foi a cenografia, a riqueza do cenário e dos detalhes. Mas pra mim o que mais me impressionou foi a chuva que teve, e nessa cena da chuva eu não sabia se estava chovendo mais lá do lado de fora ou dentro da casa. A casa completamente alagada, a escada parecia uma cachoeira, coisas boiando e pedaços de gesso caindo do teto.
Uma coisa que me incomodou um pouco, não sei se estou com razão ou não mas pra mim achei sem cabimento, foi uma cena onde uma televisão chega na casa e mau tira da caixa já falam de colocar palha de aço na antena. Não sei quando e nem o porque surgiu o negocio da palha de aço na antena da televisão mas eu achei meio absurdo por nunca ter tido uma TV na casa.

Todas as imagens foram tiradas do GShow

Nenhum comentário:

Postar um comentário