quinta-feira, 27 de outubro de 2016

American Horror Story: Asylum

Sinopse: Nos anos 60, Irmã Jude (Jessica Lange), Irmã Mary Eunice (Lily Rabe) e Don Thimothy Howard (Joseph Fiennes) comandam a Instituição Mental Briarcliff, responsável por tratar criminosos insanos. Dentre esses pacientes estão a jornalista Lana Winters (Sarah Paulson) e os acusados de assassinato Kit Walker (Evan Peters) e Grace (Lizzie Brochere). Os clientes do manicômio são atormentados por criaturas bizarras e em complexo estado mental.

Minha Avaliação: 5★

American Horror Story: Asylum é a segunda temporada da série criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk. Construída em 1908 a mansão Briarcliff foi a maior ala de tubérculos da Costa Leste. 46 mil pessoas morreram em Briarcliff. Levavam os corpos por um túnel chamado "túnel da morte". A Igreja Católica comprou o lugar em 1962 e transformou em um hospício para criminosos dementes. A lenda diz que quando se entra em Briarcliff você nunca sai. O morador mais famoso era um Serial Killer o Cara Sangrenta que decapitou 3 mulheres. No Outono de 1965 a Igreja Católica vendeu a mansão Briarcliff e então começou uma nova fase de Briarcliff.
Eu não posso deixar de falar dessa temporada sem comparar com a temporada anterior, Murder House. Enquanto na Murder House temos o formato de mostrar algum momento do passado e depois mostrar os tempos atuais, nessa temporada é o inverso. Ele começa mostrando os tempos atuais que não é mencionado qual ano e nem é escrito Dias Atuais como foi feito em Murder House e depois parte para o ano de 1964. E também arrumaram os cortes que tinham em Murder House e ainda na maior parte continua no exato momento em que parou.



Estamos em 1964 na série e Briarcliff é comandado pela irmã Jude. A sanidade dos moradores são colocados a prova a todo momento e quando falo de moradores não me refiro apenas aos pacientes. Pessoas que são internadas em Briarcliff injustamente tem que tomar todo o cuidado pra que sua sanidade não seja afetada. Eles tem métodos duvidosos de tratamento dos pacientes com torturas, remédios fortes e uma música que pode ser considerada uma tortura também por ser tão repetitiva, a música é de enlouquecer ainda mais por sempre que toca é sempre o mesmo trecho do refrão. Confira a música Dominique abaixo.



Depois de assistir essa temporada fiquei super fã da atriz Jessica Lange que teve uma atuação belíssima com a personagem Irmã Jude e uma belíssima performance no episódio 10 - The Name Game. Na temporada não tivemos tantas referências como a Murder House e não tenho nenhuma informação se alguma história foi baseada em fatos reais. Lógico que tivemos uma personagem que temos até livro e diversos filmes que um deles é inclusive uma animação japonesa, um anime, que é a Anne Frank. E tivemos referencia ao filme O Exorcista.
A série me lembrou bastante o jogo Outlast que eu não joguei mas assisti a gameplay completa do BRKsEDU que é bem assustador, que eu não conseguia nem assistir o vídeo inteiro sem pausa, e parecido com essa temporada da série e se você quiser saber mais sobre o jogo recomendou talvez assistir a gameplay e assistir ao vídeo do canal do Zangado sobre o jogo. Com tanta semelhança (pelo menos eu achei) eu pesquisei e Outlast foi lançado para PC em 2013 e essa temporada da série é de 2012 então talvez tenha tido um pouco de inspiração na série ou talvez ter baseado na mesma história mas isso eu não posso confirmar pra vocês.
Mas enfim a série é bem sombria, com um médico sem escrúpulos nenhum e totalmente sangue frio e com uma direção pulso firme. Na série temos tratamento de choque, mutilação, assassinatos. Todas as cenas causam grande impacto mas teve uma em especial que me chamou a atenção, eu não sei qual era a intenção dos criadores com ela mas eu achei a cena muito bonita, a pessoa esta ali sofrendo pedindo para morrer e de repente aparece o Anjo da Morte para leva-la com suas roupas e asas pretas e sela com o beijo da morte. E o final da temporada eu gostei bastante e acho que não poderia ter outro final melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário