quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Meus Vizinhos Os Yamadas

Sinopse: O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança.

Minha Avaliação: 5★

Hohokekyo Tonari no Yamada-kun ou My Neighbors the Yamadas é um filme de animação japonesa do Studio Ghibli do ano de 1999 do Isao Takahata com 1 hora e 44 minutos (104 minutos) de duração. Dos gêneros Slice of Life e comédia. Quando se trata de Studio Ghibli pode-se esperar tudo, inclusive se surpreender. Esse é um dos filmes do Studio Ghibli que a a sinopse não tinha me atraído, nem pretendia assistir, mas ainda bem que resolvi dar uma chance a esse filme.
Uma das belezas da Studio Ghibli e principal motivo por sua grande qualidade é que cada filme tem todo o cuidado de ser feito inteiro desenhado a mão. A proposta do filme eu achei genial e acabei me apaixonando por ele logo nos primeiros minutos. Antes de aparecer o nome do filme eu já estava apaixonada por ele! Muitas vezes na escola a professora de Português manda a gente fazer redações e criar histórias. As vez a professora de Artes manda a gente fazer uma história em quadrinho. Não sei você mas uma vez eu tive que fazer uma história em quadrinha dos problemas de São Paulo.
Pelo que percebi Nonoko conta a história da própria família e devido a isso os traços do filme é como o de uma criança como se fosse uma história em quadrinhos. No inicio, como temos a visão de uma criança, é um pouco fantasiosa. Cegonhas voando com bebês, bebês nascendo de um repolho, do mar e de um bambu. Mas em alguns momentos os traços mudam como quando tem um carro em alta velocidade ou em 1 hora e 17 minutos de filme numa cena noturna da rua os traços são mais "maduros". Não sei se "maduros" seria a palavra correta mas acho que é a melhor encaixa pra dizer que não são infantis.
O filme é bem divertido e você consegue até rir de algumas situações, e ele te passa muitas mensagens. Para cada história vem junto um ensinamento e um Haiku de Bashô. Os Yamadas é como qualquer outra família, com seus altos e baixos, com seus problemas mas que acima de tudo tem muito amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário