quinta-feira, 18 de outubro de 2018

A Lenda de Yobi

Sinopse: Após perder sua família para os caçadores, a raposa de cinco caudas Yobi (Son Ye Jin) passa a viver na floresta na companhia de alguns aliens, bem longe dos humanos. Quando um de seus amigos aliens é capturado por um humano, Yobi não tem outra opção além de se aventurar no mundo dos humanos para resgatá-lo. Na vila, Yobi conhece vários humanos, incluindo Geum Yee (Ryu Deok Hwan) que estuda em uma escola para crianças desajustadas. Interessada no garoto, Yobi se junta aos estudantes e se deleita com as diversões da vida humana, mas um caçador de raposas e um misterioso homem das sombras estão ao seu encalço.

Minha Avaliação: 3,5★

A Lenda de Yobi ou Cheonnyeon-yeowoo Yeowoobi ou então Yobi, the Five-Tailed Fox (Yobi, a raposa de 5 caudas) é uma animação coreana de 2007 com duração de 85 minutos (1 hora e 25 minutos). Dos gêneros sci-fi, drama e fantasia. "Há muito tempo atrás, raposas com nove caudas chamadas de "Goomihho" viviam bem no meio do coração das montanhas. Estes animais têm a habilidade de se transfigurar em outros animais inclusive no homem e muitos deles se tornam humanos tomando as suas almas. As pessoas ficaram com medo desses animais, e começaram a maltratá-los. Com isso as raposas partiram para bem longe: para os campos nas montanhas, para nunca mais serem vistas novamente. Um dia, extraterrestres pousaram nesta terra e encontraram os pequenos Goomiho abandonados nas montanhas. E é aqui que a história começa".
O Gumiho (구미호 / 구 "gu" - nove) que se pronuncia em coreano: "kumiho", em seu termo literal, significa "raposa nove caudas". É uma criatura lendária oriental com origem em antigas lendas chinesas. Ela aparece nos contos orais e nas lendas da Coréia e de acordo com esses contos, trata-se de uma raposa que vive mil anos e se transforma em um gumiho, como lendas semelhantes entre os japoneses e chineses. Originárias de antigos mitos chineses que datam de séculos atrás, as lendas coreanas sobre o gumiho são muito semelhante com o "huli" chinesa "Jing" e o "kitsune" japonês. Enquanto "huli", "Jing" e "kitsune" são descritos frequentemente com índole ambígua, boas ou más, o kumiho é quase sempre tratado como uma figura maligna.
O anime tem um traço diferente das animações japonesas e apesar de não ter sido classificado como um filme de terror eu o considero como sendo de terror. Se alguém assistiu e não concorda me desculpa. O anime tem um clima sombrio a maior parte do tempo sendo pouquíssimos os momentos que não temos esse clima. Durante o anime o gumiho é visto como uma criatura maligna pela pessoa que a caça mas não é retratada como essa criatura maligna. Apesar de em alguns momentos ela se transformar em uma mulher, como na lenda, ela assume outras formas também mas a forma que ela assumiu para viver foi a de uma criança. Como criança ela fica feliz em conviver com outras crianças porém, no ambiente de um humano corre o risco de ser descoberta.
Apesar de na lenda original das histórias de fantasmas coreanos, as gumiho terem uma perspectiva negativa, com contos onde comem fígados humanos, a fim de tornarem-se verdadeiramente humanas, outros contam que elas seduzem suas vítimas e ganham o direito de comerem seus corações. Não sei se foi para suavizar a história, afinal foi feito para crianças, ou se existe alguma outra versão da lenda mas no anime essa história foi mudada. No anime a gumiho têm que roubar a alma de um humano para tornar-se um humano. Eu achei estranho que a raposa das 9 caudas no anime tinha na verdade 5 caudas, não sei o por que disso e eu até esperava encontrar por uma explicação quando eu pesquisasse sobre o gumiho mas nada foi mencionado. A minha teoria é que conforme os anos, conforme vai ficando mais velha, que ela vai ganhando mais algumas caudas até ter as 9 caudas e da mesma forma acredito que as caudas vão ficando cada vez mais longas. Mas isso é só uma teoria minha, não encontrei informação que a confirmasse ou não. O anime teve um dos mais bonitos, se não o mais bonito, final que já assisti.



Fonte: BrazilKorea, Mundo Tsuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário