quinta-feira, 8 de março de 2018

Udon no Kuni no Kiniro Kemari

Sinopse: Tawara Souta é um web designer trabalhando em Tóquio. Quando ele visita a loja de udon de sua família em sua cidade natal no distrito de Kagawa, descobre um garotinho. Ao confrontar o garoto, Souta logo descobre seu segredo e decide largar o trabalho para cuidar do garoto, Poko. As aventuras diárias dos dois se desdobram lentamente enquanto Poko vividamente navega por Kagawa, o "Reino do Udon", junto de Souta.

Minha Avaliação: 5★

Udon no Kuni no Kiniro Kemari é um anime de 2016 com 12 episódios de 22 minutos cada. Dos gêneros slice of life, fantasia, seinen. O anime começa com Souta Tawara retornando a sua cidade natal devido ao falecimento de seu pai. E quando ele está visitando o restaurante da família ele encontra um menino que depois eledescobre ser na verdade um tanuki (isso não é spoiler já que acontece no início do anime).
Pelo que andei pesquisando o que é retratado no anime é diferente da lenda envolvendo essa criatura. Segundo o anime o tanuki se transforma em uma criança mas pelo que pesquisei segundo a lendo na maioria das vezes ele se transforma em um homem mas podendo se transforma em um objeto também. Os tanukis são criaturas místicas, travessas e alegres e são mestres na arte do disfarce. No Japão encontramos estátuas de tanukis na porta de bares e restaurantes para atrair os clientes. Os tanukis são considerados amuletos de boa sorte e prosperidade. Eles são sempre retratados usando um chapéu, com uma barriga enorme, sentado sobre seus testículos gigantescos e com uma garrafa de saquê em uma mão e na outra mão uma nota promissória que nunca paga.
Acredito que no anime o tanuki se transforma em uma criança por eles quererem retratar realmente como a criatura travessa e alegre que ele é e não como essas estatuas consideradas como um amuleto. Existe alguém mais travessa e alegre do que uma criança? É lindo de se ver a relação de Souta e do Poko durante o anime. Souta olha para Poko com muito amor e carinho. E ele não se importa que o Poko é um tanuki, ele simplesmente quer cuidar e proteger-lo e se preocupa com ele.
Outra coisa que eu não poderia deixar de falar é sobre o Udon. Afinal na sinopse diz ser o Reino de Udon e temos Udon até no próprio nome do anime. Udon é um prato de macarrão muito popular no Japão. O Udon é um prato muito versátil e de baixo custo, talvez por isso que seja um prato tão popular, servido em uma variedade de maneiras podendo ser em pratos frios ou quentes. Não se sabe ao certo qual a sua origem existem várias versões da história da origem do Udon. A versão mais conhecida é a de que um sacerdote budista chamado Kukai tenha introduzido o macarrão udon na região de Shikoku durante a Era Heian, após uma viagem à China no início do século 9 para estudar o budismo. Por esta razão, o Udon tornou-se um prato popular e tradicional na província de Sanuki (atualmente chamada de Kagawa).
Udon é tão comum no Japão que hoje em dia existe até Udon Instantâneo nos mercados. A massa do Udon é feito basicamente com farinha de trigo ou farinha própria para Udon, água e sal. O Udon varia de acordo com a região, cada região tem uma maneira de confeccionar o Udon. Para cada um tem um nome específico e, um tamanho e espessura diferente. O mais tradicional dentre todos os Udons é o de Kagawa o Sanuki Udon.
O foco do anime não é falar sobre o Udon mas em um episódio é mostrado fazendo. No anime durante o processo de preparo da massa eles pisam nela, logicamente que é envolvida em um plástico. Mas o foco mesmo do anime é a vida de Souta e relação dele com o Poko. Tanto o lugar quanto o Poko trazem muitas recordações a ele e algumas vezes com as recordações vêm alguns arrependimentos.No anime temos lugares muito bonitos, tudo é muito bonito. A partir do episódio 9 é recomendado uns lencinhos de papel. Aja coração! E quanto mais perto do final do anime mais vontade eu tinha de assistir o próximo episódio para saber o que ia acontecer. Durante o anime na televisão é exibido um desenho do Gaogao e no final do encerramento de cada episódio do anime, exceto o último episódio, passa uma história curtinha do Gaogao. No episódio 11 além da curta historinha do Gaogao temos a criação do Gaogao e de suas amigas. E no episódio final é o único que não tem a historinha do Gaogao, e recomendo assim como os outros assistir até o final, tem continuação da história depois que termina a música de encerramento. Então, muita calma você apressadinho que assim que começa a música de encerramento já pula para o próximo episódio! E com relação ao final do anime não foi exatamente como eu queria mas foi um final muito lindo e como tinha que ser apesar de não conseguir aceitar. Resumindo, é um anime lindo que você se apaixona logo no primeiro episódio e que vai exigir um pouco do seu emocional. Animais sempre foi o meu fraco e se é o teu também recomendo deixar reservado uma caixinha de lencinhos de papel.

Fonte da pesquisa: Mundo-Nipo e Japão em Foco.

2 comentários:

  1. Oi Vanessa
    Tudo bem?
    Ainda não tinha visto esse anime, parece ser muito bom!
    Valeu pela resenha, seguindo seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu Rosa.
      Tudo bem. E você?
      Tem animes que são pouco conhecidos mas nem por isso deixam de ser bons.
      Obrigada.
      Beijo.

      Excluir