quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Justiça

Sinopse: Justiça traz dramas emocionantes e atuais para a vida do telespectador. A minissérie contará quatro histórias independentes que se conectam e que têm em comum quatro prisões acontecidas em uma mesma noite de 2009. Humana e tocante, a trama ambientada em Recife não trata de leis ou processos jurídicos, e sim do que é justo ou não sob o ponto de vista de cada um.

Minha Avaliação: 5★

Justiça é uma minissérie de 20 capítulos escrita por Manuel Carlos que estreou no dia 22 de Agosto de 2016 na Globo e terminou no dia 23 de setembro. Quando a série começou a ser anunciada, cada vez que passava a chamada da série era uma chamada diferente embalada pela música Hallelujah de Rufus Wainwright. As chamadas da série te chamavam a atenção primeiramente por causa do tema e das cenas que eram mostradas e segundo pela música.
A série conta 4 histórias de 4 pessoas que foram presas no mesmo dia. A série passou de segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira e cada dia era uma das histórias. De segunda-feira era contada a historia que levou a prisão de Vicente, de terça-feira a história de Fátima, de quinta-feira a história de Rose e de sexta-feira finalizando a semana com a história de Mauricio. Na série não foram apresentadas cada história de cada vez, terminava uma começava a outra, as histórias foram apresentadas todas ao mesmo tempo se encontrando uma com a outra só o foco da história mudava. O personagem secundário de segunda feira era o personagem principal de terça feira.
A história é demasiadamente humana. A série não é sobre leis, não tem tribunal, não tem cenas de cadeia. São 4 histórias independentes que se intercalam. O protagonista de segunda pode ter um segundo papel na terça, pode passar correndo na quinta e pode dar um grito na sexta. As cenas são conjuntas, os personagens comungam o espaço mas não necessariamente contracenam juntos. A série tem uma maneira documental de se filmar, é uma dramaturgia documental.



De Segunda-feira temos a história de Elisa, uma mulher inteligente e determinada que perde sua filha assassinada pelo namorado Vicente. Vicente é preso, paga a pena mas isso não da a sensação de Justiça para Elisa, que se prepara para se vingar da morte de sua filha. Nesta história cada um tem que lidar com o seu sentimento e consciência. Elisa com o desejo de vingança e lidar com a perda da filha e Vicente com o remorso.
De Terça-feira temos a história de Fátima, que tem uma vida simples e feliz com seu marido e seus dois filhos até a chegada dos novos vizinhos. Ela é uma pessoa honesta, de bom coração e que é capaz de tudo pra proteger os seus filhos. O cachorro do vizinho acaba atacando seu filho e ela mata o cachorro. Fátima é presa por vingança de seu vizinho por 7 anos e quando sai da cadeia ela tem que reconstruir toda a sua vida. Mas mesmo que tenha sido presa injustamente, ela não tem sede de vingança. Ela tem uma bondade imensa e um coração que "não cabe no peito".
De Quinta-feira temos a história de Rose e de Débora. Elas viviam como irmãs. Débora, a filha da patroa e branca, e Rose a filha da empregada e negra. Elas têm que lidar com situações que elas não escolheram. É como dizemos elas estavam no lugar errado na hora errada. Rose e Débora estavam numa festa na praia quando aparece a polícia e resolvem revistar os negros e liberar os brancos, e Rose é presa por estar com drogas. E Débora num Carnaval de Rua resolveu se afastar do bloco pra fumar e acaba sendo estrupada.
De Sexta-feira temos a história de Mauricio que é uma pessoa comum, uma pessoa simples que tem um relacionamento bonito e estável com sua esposa. Até o dia em que sua esposa sofre um acidente e então, há uma mudança radical na vida dele e ele se torna uma pessoa fria, calculista e com um desejo de vingança ou justiça.
Nessa série lidamos com a justiça o tempo inteiro. O que é justo para você? Lidamos com o ponto de vista de cada um. As vezes uma mesma cena é mostrada de diferentes pontos de vista e quantidade de vezes que ela é mostrada depende de quantos personagens estão presentes na cena conjunta, depende de quantos personagens estão comungando aquele espaço. Como por exemplo, o acidente de Beatriz  (esposa de Mauricio) tivemos 3 pontos de vista, um ponto de vista da Elisa (segunda-feira), um ponto de vista de Waldir (terça-feira), um ponto de vista de Rose e Débora (quinta-feira) e o acidente foi mostrado na sexta-feira no ponto de vista dos personagens principais de sexta-feira. Então nessa cena de uma certa forma Beatriz foi atropelada 4 vezes. Se não me engano essa foi a única cena que foi mostrada 4 vezes e como eu disse depende de quantos personagens estão na cena.
Nessa série é discutido vários assuntos. Racismo, estrupo, assassinato, eutanásia, corrupção. E mostra as diferentes formas de lidar com a situação que cada um se encontra. Eu gostei muito dessa série, ela foi feita de uma forma inovadora que pelo menos eu nunca tinha visto igual. E sempre tem a história de algum personagem que você de alguma forma se identifica. Cada personagem teve o seu final e eu particularmente gostei mais do final da história de Terça-feira e Quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário