sábado, 13 de agosto de 2016

Alcatraz

Sinopse: Quando a detetive Rebecca Madsen (Sarah Jones) é designada para investigar um homicídio macabro, uma digital a leva até um suspeito improvável: Jack Sylvane (Jeffrey Pierce), um ex-detento de Alcatraz, que morreu décadas atrás. Quando suas buscas são impedidas pelo agente do governo Emerson Hauser (Sam Neill), ela procura ajuda de um especialista nos casos de Alcatraz, e entusiasta dos quadrinhos, Dr. Diego Soto (Jorge Garcia). Logo eles descobrem que Sylvane não só está vivo, mas à solta nas ruas de San Francisco, deixando um rastro de corpos, e sem envelhecer. Mas isso é apenas uma pequena parte de uma grande e sinistra conspiração que eles precisam deter a qualquer custo.

Minha Avaliação: 5★

Alcatraz ou Ilha de Alcatraz, é uma ilha localizada na Baía de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos. A maioria das pessoas sabem que Alcatraz era uma penitenciaria federal mundialmente famosa, mas a história da ilha antes de se tornar uma penitenciaria e depois de ser fechada desconhecem. Poucos sabem que o primeiro farol americano da Costa Oeste, foi ativado em 1854 na ilha de Alcatraz e que serviu como um enorme forte de defesa durante a Guerra Civil. No inicio de 1900, o forte tornou-se obsoleto quando o Exercito dos EUA construiu uma nova cellhouse bloqueando a visão das luzes da Golden Gate e então, o Exercito dos EUA transformou a ilha em uma severa prisão militar. Após o fechamento da penitenciaria, Alcatraz tornou-se o local de um movimento de protesto de Índios Americanos que mudaria a história americana moderna.





Depois que o governo dos EUA assumiu o controle da Califórnia da Republica do México no final dos anos de 1840, identificou a Ilha de Alcatraz como um lugar de grande valor estratégico militar. Localizado no meio da baía, a ilha oferecia 360º de proteção militar. O Corpo de Engenheiros do Exercito desenhou um "triangulo de defesa", planejando instalar armas em Alcatraz, Fort Point e Lime Point (não construído) para proteger a entrada da Baía de São Francisco. Em 1848, a descoberta do ouro na Califórnia catapultou o território para o centro da atenção nacional e levou a necessidade de proteção militar adicional.
Por causa da altura natural da ilha e isolamento, o local já tinha um grande potencial estratégico. O Corpo de Engenheiros do Exército, incorporou a topografia acidentada de Alcatraz em seu plano de defesa.
A construção do Exercito em Alcatraz começou em 1853. Os trabalhadores criaram paredes íngremes ao redor da ilha. Por trás das paredes, o exercito colocou canhão nos lados Norte, Sul e Oeste para permitir tiros em navios inimigos. Quando o trabalho foi concluído, o exercito tinha construído lugares para 111 canhões que cercavam a ilha. Ao Norte e ao Sul, torres de alvenaria da ilha a meio caminho entre baterias de artilharia mantidos com armas menores para proteger os lados da ilha.



Coroando a ilha perto do farol (o primeiro construído na Costa do Pacifico em 1854) foi um quartel defensivo chamado Citadel. A Citadel era a defesa final, se a ilha fosse atacada. Construído de paredes de tijolos resistentes com janelas rifle-slit, os dois andares superiores fornecidos alojamentos, e as cozinhas do porão em destaque, refeitórios e armazenamento de alimentos, água e munição. Os soldados entram na Citadel, atravessando uma ponte levadiça sobre um fosso seco profundo em torno do edifício. A Citadel poderia prender 100 homens em tempo de paz e dobrar esse número sob ataque. Por disposições de racionamento, as tropas poderiam aguentar cerca de quatro meses.
Apesar de Alcatraz é agora famosa por seu papel como uma prisão federal, sua historia como um local de armazenamento para os criminosos começaram antes da Guerra Civil. O exercito usou o primeiro quarto de cela no porão da casa de guarda em 1859 para conter soldados que tinham cometido crimes. Devido à localização de escape resistente da ilha no meio da Baía de São Francisco, outros postos do Exercito começaram a enviar seus prisioneiros soldados da incondicional para Alcatraz para a custodia. Em 1861, o governo designou Fort Alcatraz como a prisão militar oficial para todo o Departamento do Pacifico.
Foi durante a Guerra Civil que os militares começaram a abrigar um tipo diferente de prisioneiro. Quando o presidente Lincoln suspendeu o mandado de habeas corpus em 1863, o sistema judicial poderia prender indivíduos e aprisioná-los sem julgamento em um tribunal de direito. O governo da União em São Francisco agora utilizada a guarita de Alcatraz para aprisionar cidadãos, acusados de traição, assim como os soldados.
O Exercito dos EUA usou a ilha há mais de 80 anos - de 1850 até 1993, quando a ilha foi transferida para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos para uso pelo Departamento Federal de Prisões. O Governo Federal decidiu abrir uma penitenciaria de segurança máxima, minima de privilégios para lidar com os presos mais incorrigíveis em prisões federais, e para mostrar ao publico cumpridor da lei que o Governo Federal estava falando sério sobre parar o crime dos anos 1920 e 1930.


Enquanto vários criminosos bem conhecidos, tais como Al Capone, George "Machine-Gun" Kelly, Alvin Karpis (o primeiro "Public Enemy #1"), e Arthur "Doc" Barker fez o tempo em Alcatraz, a maioria dos prisioneiros encarcerados não eram bandidos conhecidos, mas os presos que se recusaram a obedecer às regras e regulamentos em outras instituições federais, que foram considerados violentos e perigosos, ou que foram considerados de risco de fuga.
A população média foi de apenas cerca de 260-275 (da prisão nenhuma vez chegou a sua capacidade de 336- em determinado momento, Alcatraz realizada menos de 1 por cento do total da população prisional Federal). Muitos prisioneiros realmente consideram as condições de vida ( por exemplo, sempre um homem para uma cela) em Alcatraz ser melhor do que em outras prisões federais e vários presos realmente solicitaram uma transferência para Alcatraz.


Se um homem não se comportou em outra instituição, ele poderia ser enviado para Alcatraz, onde a rotina diária monótona altamente estruturada foi concebida para ensinar um preso a seguir as regras e regulamento. Em Alcatraz, o prisioneiro tinha quatro direitos: alimentação, vestuário, abrigo e cuidados médicos. Tudo o resto era um privilegio que devia de ser conquistado. Alguns privilégios o prisioneiro poderia ganhar incluindo: trabalho, corresponder com e ter visita de membros da família, o acesso à biblioteca da prisão, e atividades recreativas, como pintura e música. Uma vez que os funcionários da prisão sentiram que um homem já não representava um ameaça e pode seguir as regras (geralmente apos uma média de 5 anos em Alcatraz), ele poderia então, ser transferido de volta para outra prisão Federal pra terminar sua sentença e ser solto.
Ao longo dos 29 anos (1934-1963) que a prisão Federal funcionou, 36 homens (incluindo dois que tentaram fugir duas vezes) foram envolvidos em 14 tentativas de fugas separados. Destes, 23 foram capturados, 6 foram baleados e mortos durante a sua fuga, e dois se afogaram. Oficialmente, ninguém nunca conseguiu escapar de Alcatraz, embora há 5 prisioneiros listados como "desaparecidos e provavelmente afogados".
Em 21 de Março de 1963, Alcatraz foi fechado após 29 anos de operação. Ele não fechou por causa do desaparecimento de Morris e os Anglis (a decisão de fechar a prisão foi feita muito antes deles desaparecerem), mas porque a instituição era muito cara para continuar operando. Era necessário cerca de US 3-5 milhões só para a restauração e a manutenção para manter a prisão aberta. Esse número não inclui os custos operacionais diários - Alcatraz era quase três vezes mais caro do que qualquer outra prisão federal. A grande despesa foi causada pelo isolamento físico da ilha. Este isolamento significa que tudo (alimentos, suprimentos médicos, água, combustível) teve que ser trazido para Alcatraz por barco. O Governo Federal descobriu que era mais rentável para construir uma nova instituição que para manter Alcatraz aberto.

Edifício queima durante a ocupação indígena americana.


Após a prisão fechada, Alcatraz foi basicamente abandonada. Muitas idéias foram propostas para a ilha, incluindo um monumento para as Nações Unidas, uma versão da costa oeste da Estatua da Liberdade, e um complexo centro/hotel de compras. Em 1969, a ilha novamente foi noticia quando um grupo de índios americanos afirmaram Alcatraz como terras indígenas, com a esperança de criar um centro cultural indígena e complexo de educação na ilha. Os "índios de todas as tribos" usaram seu ato de desobediência civil para ilustrar os problemas enfrentados pelos índios americanos. Inicialmente, o apoio publico para a causa dos nativos americanos era forte e milhares de pessoas (publico em geral, estudantes, celebridades, hippies...) chegaram à ilha nos próximos 18 meses. Infelizmente, o pequeno grupo de liderança de nativo americano não podia controlar a situação e muito dano ocorreu (pichações, vandalismo e um incêndio que destruiu a casa do faroleiro, casa do Warden e Clube dos Oficiais). Em junho de 1971, Federal Marshals removeu o restante dos nativos americanos da ilha.

Alcatraz hoje.


Em 1972, o Congresso criou a Área Recreativa Nacional Golden Gate, e a Ilha de Alcatraz foi incluída como parte da nova unidade National Park Service. A ilha foi aberta ao público em Outubro de 1973 e tornou-se um dos mais populares sites - mais de um milhão de visitantes de todo o mundo visitam a ilha todos os anos.



Jason Butler Harner, Jonny Coyne, Jorge Garcia, Sarah Jones e Sam Neil.

A série diz que Alcatraz foi fechada em 21 de março de 1963, todos os prisioneiros foram transferidos mas que não foi isso o que aconteceu. Uma série dos mesmos criadores de Lost e no elenco traz um dos atores que trabalharam em Lost também. A principio a série chama a atenção por essa relação com Lost, e depois pela sinopse e toda a atmosfera criada.
Na série é mostrado um paralelo com a época em que Alcatraz funcionava como penitenciaria e com os tempos atuais (2012) contando a histórias de alguns detentos. A principio a história é um pouco confusa, sem pé nem cabeça, mas aos pouco ela vai sendo construída e as informações são dadas aos pouco e você vai entendendo algumas coisas.
Eu acho que a experiencia é melhor assistindo a série, assistir no susto, sem saber muitas informações sobre a série em si. A minha experiencia assistindo a série foi ótima, e cada vez eu ia entendendo um pouco mais e fazendo as conexões. O season finale deixou um gostinho de quero mais e achei satisfatória por a série ter sido cancelada.
A série tinha potencial, mas infelizmente só teve uma temporada e depois foi cancelada. Segundo informações do Adoro Cinema a audiência foi caindo no decorrer dos episódios.
Curiosidade: Apesar de a série se passar em San Francisco, e o piloto ter sido gravado na cidade e na própria prisão de Alcatraz, os produtores optaram por conduzir o restante das gravações em Vancouver, principalmente por a cidade oferecer maiores descontos e abatimentos para produções que o estado da California.




Se quiser mais informações sobre a história de Alcatraz, visite os sites a seguir que são os mesmos que tirei as informações para elaborar esse post.
BOP
Alcatraz Cruise
National Park Service
Museu - Coleção da Ilha Alcatraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário