quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Túmulo dos Vaga-Lumes

Sinopse: Os irmão Setsuko e Seita vivem no Japão em meio a Segunda Guerra Mundial. Após a morte da mãe num bombardeio americano e a convocação do pai para a Guerra, eles vão morar com alguns parentes. Insatisfeitos, saem da cidade e acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e as doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes.

Minha Avaliação: 4★

Túmulo dos Vagalumes como é conhecido no Brasil também conhecido pelo seu título original Hotaru no Haka ou simplesmente Grave of the Fireflies. Foi produzida pelo Studio Ghibli e dirigida por Isao Takahata. O filme foi produzido simultaneamente a Meu Amigo Totoro (1988), de Hayao Miyazaki. Na sequência os dois filmes foram lançados e exibidos juntos, como um programa duplo. Muitas pessoas, no entanto, não assistiam a O Túmulo dos Vaga-Lumes por não desejarem sair do cinema tristes depois da alegria proporcionada pelo filme de Miyazaki, que costumava ser projetado primeiro.
Se você esta esperando um anime bonitinho, com final feliz, esquece que esse não é anime pra você. O anime é muito emocionante, então se você for assistir antes de mais nada, prepare uma caixa de lenços. O anime é baseado na história real de Akiyuki Nosaka, contada no livro "Haturo no Haka", de 1967. Retrata o Japão em plena Segunda Guerra Mundial. O Japão sofria bombardeios constantes, e em um desses bombardeios os irmãos Setsuko e Seita perdem a mãe. Uma época miserável, onde famílias perdem suas casas, algumas vezes famílias se desfazem. Uma época onde comida e água são escassos. O anime mostra a vida dos irmãos Setsuko e Seita que não podem contar nem com a ajuda dos parentes. Mostra ao extremo tudo que a fome é capaz de fazer com a pessoa. O descaso das pessoas com os necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário