quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Tokyo Magnitude 8.0

Sinopse: A premissa do projeto é a possibilidade de 70% de que um terremoto de magnitude 7,0 ocorrerá em Tóquio nos próximos 30 anos. O anime mostra o que aconteceria se um terremoto de 8,0 ocorreu. A história gira em torno de Mirai, uma caloura do ensino médio que vai à Ilha artificial de Odaiba, em Tóquio para uma exposição de robô com seu irmão Yuuki no início das férias de verão. Um tremor poderoso emana de uma fossa oceânica, a famosa Torre de Tóquio e Rainbow Bridge ruir e cair, e a paisagem de mudanças de Tóquio em um instante. Com a ajuda de uma mulher entrega motocicleta chamado Mari que eles se encontram em Odaiba, Mirai e Yuuki se esforçar para voltar para sua casa Setagaya, em Tóquio ocidental.

Minha Avaliação: 5★

Tokyo Magnitude 8.0 é um anime do gênero drama do ano de 2009 com 11 episódios de 22 minutos cada. Cada episódio do anime começa com o seguinte aviso: "Esta obra de ficção vê-se em torno das circunstâncias de um enorme terremoto em Tóquio, sendo baseada em grandes quantidades de pesquisas e análises. Em busca de realismo, muitas simulações foram pensadas para criar esta história original. Porém, circunstâncias podem ser diferentes em um colapso real". E agora eu venho com o meu aviso, antes de começar a assistir deixa separado ali do lado uma caixa de lenços de papel. Eu não sei dizer se você vai acabar com a caixa mas o que eu posso garantir é dependendo da forma como você se emociona você vai usar bastante. Se você for daquele tipo manteiga derretida então eu diria que é melhor separar 2 caixas de lenço de papel só pra garantir. Eu fiquei o tempo inteiro com vontade de chorar nesse anime e com aquele nó na garganta, e quando chegou ao último episódio eu não aguentei e desabei a chorar.
Infelizmente os terremotos no Japão é uma realidade muito frequente e devido a isso as pessoas são treinadas desde crianças  de como devem agir caso venha a acontecer. Mas não é só isso, eles evitam móveis altos e pendurados nas paredes, principalmente nas residencias, os móveis são o mais próximo do chão mas lógico que as vezes principalmente cozinha precisamos pendurar aquele armário ai eles têm que reforçar na fixação. Uma vez eu vi na televisão que nesses lugares que tem terremoto, eu não lembro se era uma reportagem sobre o Japão mas acredito que no Japão eles façam isso, que na estrutura desses prédios altos eles colocam umas molas para aguentar os tremores. Acredito que essas molas funcionam como uma espécie de amortecedores para aguentar os tremores dos terremotos.
Os terremotos são causadas pelo movimento das placas tectônicas e no Japão existe o encontro de várias placas tectônicas. Devido a isso a grande quantidade de terremotos e algumas vezes os terremotos provocam alguns efeitos colateiras como tsunamis e incêndios. Bom eu não vou entrar em mais detalhes falando sobre os terremotos afinal o que interessa é o anime mas eu não podia falar sobre o anime sem falar um pouco dos terremotos.
Voltando ao anime, esse anime é um projeto que fizeram simulando como seria um terremoto de 8.0 na Escala Richter. Porém, o anime é de 2009 e em 2011 eles tiveram um terremoto mais forte ainda de 9.0. Encontrei algumas informações sobre os terremotos e inclusive dizem sobre esse terremoto de 9.0 em 2011 no ipcDigital. No começo do anime temos a Mirai que é uma colegial que está aborrecida com tudo e com todos. Tudo irrita ela! E então Mirai vai junto com o seu irmão Yuuki numa exposição de robôs e por acaso acabam que conhecendo Mari. Instantes depois acontece um terremoto e em meio ao caos Mari encontra Mirai e começa a ajudar. Só que Mirai é um tanto desconfiada e acha que, com um pouco de razão, os adultos não ligam para as crianças. Por favor não julgue essa minha afirmação antes de assistir ao anime, se você assistir ao anime vai entender o porque eu dou uma certa razão para ela.
Mirai faz uma pergunta para Mari que acho que a resposta defini muito esse anime. "Por que você está fazendo isso por nós?" E a resposta não poderia ser melhor. Por que sou humana. O anime mesmo em meio aquele caos sentimos muito o calor humano. A Mari me lembrou bastante a Lara Croft de Tomb Raider, e eu enxergo a Mari como a Lara Croft. Uma mulher forte, que não tem medo do perigo e lógico uma heroína. O anime é impressionante! Ver uma ponte se ondulando como uma folha de papel é muito impressionante! Em meio a tanta destruição têm que tomar decisões o tempo todo e se apoiarem na única coisa que lhe restam, a esperança de voltar para casa e encontrar seus entes queridos bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário