quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Filhos da Pátria

Sinopse: Brasil, 1822. O país acaba de ser emancipado e agora precisa lidar com os novos desafios. É neste contexto que se encontra Geraldo Bulhosa (Alexandre Nero), um funcionário público do Paço Imperial, que se vê obrigado a optar por meios mais corruptos em seu trabalho para manter sua posição. Como se não bastasse, ele ainda precisa lidar com os dramas dentro de sua própria família.

Minha Avaliação: 4★

Série da Globo criada por Bruno Mazzeo foi estreada em 19 de Setembro de 2017 e finalizada em 12 de Dezembro de 2017. A série começa com um negro num palanque relatando como foi Proclamada a Independência por D. Pedro I. Durante a série acompanhamos a vida da Família Bulhosa. De uma forma bem humorada é como uma critica ao que estamos passando em nosso país hoje. Ele mostra que a corrupção no nosso país não é de hoje. A pessoa recebe um dinheiro por "fazer um favor" e quando menos espera foi picada pelo bichinho da corrupção. Toma o gostinho de ter aquele dinheirinho a mais por debaixo dos panos.
Mostra também da onde veio aquela expressão Santo do Pau Oco. Essa expressão que usamos pra nos referir a pessoas falsas. Na série é colocado dinheiro dentro do Santo Antonio. Mas eu que nunca fui muito boa de história fui pesquisar um pouco sobre o Santo do Pau Oco pois, me lembro vagamente. Santo do Pau Oco era como se chamava as imagens de Santos talhadas em madeira cujo seu interior era oco. Provavelmente surgiu em Minas Gerais no Período Colonial no auge da mineração para driblar os impostos recheavam o Santo com ouro e outras pedras preciosas.
Temos inclusive o casamento arranjado por interesse. Quando as moças chegam a uma certa idade suas mães começam a procurar por um bom pretendente. Tudo na série envolve o interesse e dinheiro, todo mundo quer se dar bem e não é muito diferente dos tempos atuais. E a série termina com a promessa de uma nova temporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário