quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Stonemouth

Sinopse: Stewart Gilmour (Christian Cooke) retorna à sua terra natal para o funeral do seu melhor amigo. Expulso da aldeia um ano antes pela família da namorada, Stewart é forçado a enfrentar seu próprio passado, enquanto procura a verdade sinistra por trás do aparente suicídio de seu amigo.

Minha Avaliação: 3★

Stonemouth é uma minissérie britânica da BBC de 2015 com apenas 2 episódios de 1 hora cada. Dos gêneros drama e mistério. Quando eu marco uma série que quero assistir as vezes demoro um tempo para pegar-la para assistir e a minha decisão é sempre em cima de sinopse e trailer. Então quando comecei a assistir essa minissérie foi meio que as cegas, eu vi que no site onde assisto as séries tinha essa série e decidi que ia assistir. Por alto eu imaginava que a série envolvia ou morte ou desaparecimento (anda tendo muitas séries com esses dois temas). Quando terminei de assistir ao último episódio, antes de entrar os créditos estava escrito "Em memória de Iain Banks (1954 - 2013)". Como eu assisti a série meio que as cegas então não sabia de quem se tratava. A série é uma adaptação em duas partes do romance de mesmo nome de Iain Banks.
Iain Menzies Banks é um escritor escocês que é autor de 23 romances e uma curta coleção de ficção. Nasceu em 16 de Fevereiro de 1954 e faleceu em 9 de junho de 2013. Em abril de 2013 Iain havia anunciado em seu site que tinha cancro e que seria improvável viver por mais de um ano. Cancro é outra forma de se referir ao câncer. Iain teve todos os seus livros publicados no Reino Unido pela Abacus e Orbit e vários de seus livros de ficção cientifica publicados nos EUA pela Orbit. Os livros de ficção realistas foram publicados como Iain Banks e os livros de ficção cientifica foram publicados como Iain M. Banks. O seu primeiro livro foi The Wasp Factory publicado em 1984 e seu último The Quarry publicado em 2013.
O livro Stonemouth foi lançado em 5 de abril de 2012. E não temos o livro traduzido! Geralmente é comum os livros internacionais depois de um tempo serem traduzidos mas os livros dele pelo que vi só em inglês mesmo. Comparando as sinopses da minissérie em inglês e do livro também em inglês, e com base também no que eu vi da minissérie algumas informações não batem. Segundo a série foram 2 anos que Stewart Gilmour ficou fora e pela sinopse do livro foram 5 anos. E segundo a sinopse do livro a presença de Stewart Gilmour no funeral foi exigida e pelo que assisti e lembro não foi bem assim não. Na série Stewart Gilmour vai contando toda a sua história. De quando foi obrigado a sair de Stonemouth, de sua infância, amigos e finalmente o porque teve que ir embora. Então em alguns momentos temos o vai e volta no passado para explicar umas coisas do passado e contar o que aconteceu e isso não me incomoda. Eu até gosto disso! Mas eu achei o caminhar dos acontecimentos não fluiu muito bem, pelo menos os do presente que os do passado achei que foi bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário