quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Ponyo

Sinopse: Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke, de apenas cinco anos de idade. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

Minha Avaliação: 4★

Ponyo, uma amizade que veio do mar ou Gake no Ue no Ponyo é um filme de animação japonesa do Studio Ghibli de 2008 do Hayao Miyazaki com 1 hora e 41 minutos (101 minutos) de duração. Dos gêneros fantasia e aventura. Qualquer semelhança com "A pequena sereia" não é mera coincidência. Hayao Miyazaki teve a ideia depois de assistir "A pequena sereia". Ponyo é uma peixinha dourada rebelde que um dia decide se aventurar se distanciando de casa e acaba que acidentalmente presa em um pote de vidro e sendo salva por Sosuke. Enquanto Sosuke procurava tirar Ponyo do vidro ele acaba se machucando e Ponyo acaba que lambendo e curando seu ferimento. Antes mesmo de conhecer Sosuke percebemos que Ponyo é uma peixinha dourada diferente, não é uma peixinha como Nemo, tem rosto de humano e corpo que nem aqueles bonequinhos de pano. Todos os outros peixes exceto as irmãs dela e evidentemente ela foram desenhados mais realistas com corpo e cabeça de peixe. Quando o pai de Ponyo percebe que ela fugiu sai para busca-la e Ponyo descobre que pode se transformar em humana, por ter provado o sangue de Sosuke, e se transforma em uma humana e foge de seu pai, para ficar junto com Sosuke.
Mas "A pequena sereia" não foi a única inspiração de Hayao Miyazaki para o filme, o personagem Sosuke foi baseado em seu filho Goro Miyazaki que na época tinha 5 anos. Mesmo um filme de fantasia serve como critica a sociedade. No filme temos cenas belíssimas com várias criaturas marinhas e temos cenas de poluição as águas, afinal foi no oceano que Ponyo acaba presa num pote de vidro. Os 12 segundos iniciais do filme é apresentada uma grande variedade de peixes e criaturas marinhas que necessitaram de 1613 páginas de desenhos conceituais. Mas não são apenas as cenas do fundo do oceano que impressiona mas, lógico que chama mais a atenção. O que me impressionou foram as gramas e as árvores que pareciam pintura. Mais impressionante então é quando a mãe de Ponyo aparece no filme.
No lançamento de Ponyo nos cinemas japoneses o filme trouxe a logomarca da Toho antes de seu início porém, em todas as versões lançadas internacionalmente assim como na versão em DVD esta logomarca foi retirada. Em 2009, o filme ganhou cinco categorias no 8th Annual Tokyo Anime awards. Também foi premiado com o 32º Prêmio da Academia do Japão para Animação do Ano e Excelente Realização Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário