quinta-feira, 14 de junho de 2018

Pom Poko

Sinopse: O crescimento de Tóquio durante os anos 60 originou uma explosão urbanística nos subúrbios; montanhas foram aplanadas e florestas abatidas. Os tanuki, uma espécie de guaxinins, vêem-se ameaçados pelo desenvolvimento dos humanos: a área habitável reduz-se, bem como os recursos alimentares. A falta de comida conduz a guerras internas, mas a sabedoria dos anciões canaliza a energia e a frustração de todos os tanuki contra o inimigo comum: o Homem.

Minha Avaliação: 4★

Heisei Tanuki Gassen Ponpoko ou em português Pom Poko: A grande batalha dos guaxinins ou simplesmente Pom Poko é um filme de animação japonesa do Studio Ghibli de Isao Takahata do ano de 1994 com 1 hora e 51 minutos de duração. De uma forma bem humorada o filme é uma critica a nós seres humanos. No início do filme temos uma briga entre dois grupos de guaxinins só que eles percebem que têm um inimigo muito maior e que precisam se unirem para combate-lo. Esse inimigo a que ele precisam combater somos nós seres humanos. O homem começa a destruir a floresta e começa a civilizar a área. A cidade começa a entrar na área das florestas e assim começa a abacar a água, a comida e o lar dos animais.
No filme temos tanto a parte da conscientização, podemos considerar até educativo esse filme, com relação as florestas quanto a da cultura japonesa retratando os tanukis assim como no anime Udon no Kuni no Kiniro Kemari. Só que no filme eles vão muito mais a fundo sobre a lenda dos tanukis.
Como poderiam um bando de guaxinins contra nós homens? Cada um usa as armas que tem, não é mesmo? Os tanukis começam a aprender e a aperfeiçoar a arte da transformação. Então eles começam um treino intensivo da transformação para que possam se aproximar do homem sem serem percebidos. E é muito divertido esse treinamento deles de transformação. Então eles começam a se transformarem em objetos como uma panela, uma bola ou uma estátua, em mulher ou homem  ou criança e em outros animais. Só que para eles se transformar exigia muito deles e é muito cansativo, eles não conseguiam ficar muito tempo na forma que escolheram. Porém, nem todos conseguiam se transformar. E quando esses tanukis que não conseguiam se transformar iam para a civilização dos humanos em busca de comida iam em 4 patas e o traço usado é mais realista, agora quando os tanukis não estavam no ambiente do ser humano eles assumiam a posição de ficar em 2 patas e o traço usado não é mais aquele realista.
Durante a história a gente percebe que a civilização se fixou mesmo no local quando em uma determinada parte vemos os tanukis comendo os lanches do Mc Donald's. Durante o filme a guerra é longa e temos perdas de ambos os lados, tanto dos humanos quanto dos tanukis, e algumas vezes eles se vêem na necessidade de mudar de estratégia e aperfeiçoar a técnica. Algumas vezes nos vemos na necessidade de nos adaptar, estamos sempre tendo que nos adaptar a novas situações, e com os tanukis não é diferente. Mas mesmo na dificuldade os tanukis não deixam de ser umas criaturas alegres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário