quinta-feira, 31 de maio de 2018

Contos de Terramar

Sinopse: Algo estranho caminha sobre a terra. O reino está se deteriorando. Pessoas estão começando a agir diferente, pessoas estão começando a ver dragões, que não deveriam entrar no mundo dos humanos. Diante desses estranhos eventos, Ged, um feiticeiro nomade, está investigando a causa. Durante sua jornada, ele conhece o Príncipe Arren, um adolescente perturbado. Enquanto Arren parece apenas um garoto tímido, ele tem um grave lado negro, que lhe concede força, um ódio implacável e que não tem misericórdia, principalmente quando se trata de proteger Teru, uma órfã. Para os oportunistas essa é uma ocasião perfeita, e Bruxa Kumo decide usar Teru como isca contra Arren, e somente Ged poderá ajudá-lo a superar seus medos e recuperar Teru.

Minha Avaliação: 3,5★

Contos de Terramar também conhecido como Gedo Senki ou Tales from Earthsea é um filme de animação japonesa do Studio Ghibli de 2006 com 1 hora e 55 minutos de duração. O filme chegou a ser licenciado pela Downtown, que desistiu de lançar o filme no Brasil após as críticas. Inicialmente o filme deveria ser dirigido por Hayao, mas como ele estava cansado após a produção de Castelo Animado, Goro Miyazaki decidiu não perder a oportunidade e terminar ele mesmo o script e dirigir o filme baseado na série Contos de Terramar, de Ursula K. Le Guin. A saga Earthsea da escritora Ursula K. Le Guin é composta por 6 livros na ordem: A Wizard of the Earthsea (O Feiticeiro de Terramar), The Tombs of Atuan (As Tumbas de Atuan), The Farthest Shore, Tehanu (Tehanu), Tales from Earthsea (Contos de Terramar), The Other Wind.
O primeiro livro da saga Earthsea foi lançado em 1968 mas só em 2016 foi lançada a tradução pela editora Arqueiro aqui no Brasil. Até o momento temos apenas os 2 primeiro livros traduzidos.
A principio, quando Hayao Miyazaki entrou em contato com a Ursula K. Le Guin para adaptar o livro para filme ela acabou recusando. Mas depois de ela assistir e ter adorado o filme Meu Amigo Totoro ela resolveu voltar atrás e aceitar a proposta de adaptar o seu livro em filme. O filme foi baseado nos 4 primeiro livros, principalmente o terceiro e quarto livro, e decepcionou a escritora que disse o filme ser bem diferente de sua criação. No inicio do anime aparecem 2 dragões e eles brigam entre eles e todos acham aquilo muito estranhos. E então aos pouco somos apresentados a um mundo de reis, magos e bruxas. O céu nesse anime é de deixar qualquer um boquiaberto. Mas sobre a história não se dá pra explicar, eu achei que demorou muito para explicar para a gente o que estava acontecendo. Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras então no meu ponto de vista acredito que 100 páginas do livro conseguiriam passar para a gente em poucos minutos de filme, talvez em 5 minutos. Eu não sei, não tenho certeza sobre isso e também eu não li aos livros da Ursula e como eu disse no inicio desse post apenas os dois primeiros livros foram traduzidos. A explicação do que está acontecendo temos só no final do filme! A gente fica o tempo todo perdido sem saber o que está acontecendo e para mim tem coisas que não foram explicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário