quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Sob Pressão

Sinopse: O dia-a-dia dos funcionários de um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro não é nada fácil, especialmente para o Dr. Evandro (Júlio Andrade), o cirurgião-chefe da equipe médica. Cético, ele encontra alívio para os seus problemas na companhia da doutora Carolina (Marjoire Estiano), sua colega de trabalho que, diferente dele, encontra na fé o refúgio para seus problemas. Os dois podem até ser diferentes, mas vão encontrar um no outro uma maneira de sobreviver entre as emergências do hospital e o caos de suas próprias vidas.

Minha Avaliação: 5★

A Globo começou exibindo ao filme Sob Pressão em 10 de Julho de 2017 e no final do filme ficamos sabendo a data que seria estreada a série de mesmo nome, em 25 de Julho de 2017. O filme é de 2016 com 1h e 30 minutos de duração, teve a direção de Andrucha Waddington e teve como elenco Júlio Andrade (Dr. Evandro), Ícaro Silva (Dr. Paulo), Marjorie Estiano (Dra. Carolina), Andréa Beltrão (Ana Lúcia) e Stepan Nercessian (Samuel). No filme a equipe médica tem que fazer 3 cirurgias e têm que tomar decisões sob a pressão do dia a dia e tendo que correr contra o tempo.
E então na noite do dia 25 de Julho de 2017 foi estreada a série e foi finalizada em 19 de Setembro de 2017. A série foi baseada no filme e o filme foi baseado no livro "Sob Pressão - A rotina de um médico brasileiro" de Marcio Maranhão. Jorge Furtado escreveu a série junto com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão. Com direção geral de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti e criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes. Com relação ao elenco, o da série é bem maior que o do filme e tem uns que participam do filme mas não na série.



Na série temos:
Dr. Evandro (Julio Andrade), o cirurgião chefe da equipe médica do hospital, pra ele a saúde e vida de seus pacientes está acima de tudo. Ele diz que: "Ninguém morre no meu plantão". Ele sofre com a perda da mulher.
Dr. Carolina (Marjorie Estiano), a cirurgiã que tem uma crença religiosa forte e da apoio aos seus pacientes. Ela sofre com problemas emocionais.
Samuel (Stepan Necerssian), o diretor do hospital e o médico mais antigo no corpo clínico e administrativo da instituição e foi mentor profissional de Evandro.
Além desses temos Rafael (Tatsu Carvalho) o neurocirurgião, Amir (Orã Figueiredo) o anestesista, Décio (Bruno Garcia) o clínico-geral, Charles (Pablo Sanábio) o residente do hospital, Kelly (Talita Castro) a técnica de enfermagem e Jaqueline (Heloisa Jorge) a enfermeira. Esse é o elenco que forma o corpo médico do hospital.
Tanto no filme quanto na série é retratada as dificuldades dos hospitais públicos do subúrbio do Rio de Janeiro. Os médicos têm que fazer vários plantões por causa da falta de médicos pra atender a grande demanda de pacientes. E os médicos têm que lidar também com a falta de instrumentos para a cirurgia, remédios, máquinas de exame e a falta de leitos. Os médicos têm que lidar com a falta de infraestrutura dos hospitais públicos e têm que trabalhar em meio ao caos. Com tudo conspirando contra eles têm que ser rápidos, têm que fazer tudo como o próprio nome diz Sob Pressão tendo que tomar decisões importantes e que pode definir a vida ou a morte do paciente.
E como se não basta-se todos os problemas enfrentados no hospital, cada um têm que lidar os seus problemas pessoais. Alguns dos problemas pessoais são "irrelevantes" diante dos problemas dos pacientes mas outros são tão graves quanto. Durante a série são abordados diversos assuntos, cada episódio um assunto diferente, como abuso sexual, doação de órgãos, violência contra a mulher, vítimas de bala perdida, autoflagelação, AIDS e entre outros assuntos. Mas um dos assuntos que nos faz pensar é: Se uma pessoa deficiente visual é atropelada junto com o seu cão guia deve-se ou não socorrer os dois? Como se trata de um hospital de gente, lógico que é de lei dar prioridade por salvar a vida das pessoas e no caso do deficiente visual mas porquê não salvar a vida do cachorro? O cachorro não deixa de ser uma vida e fizeram o juramento de salvar vidas.
Os assuntos abordados na série causam grande impacto e servem como alerta também. Mas a Globo promete não parar por ai, essa é apenas a Primeira Temporada e eles prometem mais uma temporada. Com certeza eu vou assistir a próxima temporada, e não sei se vai conseguir atingir a mesma proporção e virar uma série de sucesso como Grey's Anatomy, Dr. House e ER (Plantão Médico). Grey's Anatomy ainda está em andamento a série e já são 14 Temporadas. E tanto Dr.House quanto ER já são séries finalizadas com 8 e 15 Temporadas respectivamente. Se a série Sob Pressão vai chegar ao grande sucesso dessas séries médicas americanas eu não sei mas acredito que as séries brasileiras estão melhorando e conseguem competir com as séries americanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário