quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Alemão - Os dois lados do complexo

Sinopse: O delegado Valadares tinha uma operação secreta no complexo do alemão, com cinco policiais infiltrados nas fileiras do trafico organizado. Mas as identidades de seus homens foram descobertas por Playboy, o chefe do tráfico. Agora eles precisam escapar do morro com vida enquanto o clima fica cada vez mais pesado com a expectativa da invasão das forças pacificadoras do estado.

Minha Avaliação: 3★

Alemão é uma minissérie da Globo em apenas 4 capítulos de aproximadamente 30 minutos exibida entre 12 de Janeiro de 2016 e 15 de Janeiro de 2016. Na época em que foi exibida, eu acabei que não me interessando pela minissérie e acabei não assistindo. Agora no final de Setembro e começo de Outubro, tivemos a notícia de que tivemos algumas indicações ao Emmy Internacional e entre essas indicações está a minissérie Alemão indicada a concorrer o prêmio de melhor minissérie e a série Justiça como melhor série dramática. E devido a essas indicações a Globo resolveu liberar-las pra gente assistir de graça no Globo Play. A minha experiencia com o Globo Play não foi das melhores, os 3 primeiros episódios consegui assistir sem nenhum problema mas quando eu fui assistir ao 4º e último episódio eu não consegui. O último episódio carregava apenas os primeiros 10 minutos e depois não carregava mais. Não sei se esse problema foi só comigo ou se mais alguém teve esse problema, e se esse problema é só com o disponível gratuito ou se os assinantes também tiveram algum tipo de problema. Mas eu não estou aqui para avaliar a Globo Play então vamos para o que interessa.
A série é uma sequência do filme Alemão dirigido por José Eduardo Belmonte que também dirigiu a série. No inicio de cada capitulo temos o aviso "Apesar do material jornalístico usado como contexto, esta é uma obra de ficção". Essa frase já diz muita coisa sobre a série. Na história da minissérie temos uma parte em que é exibida algumas coberturas de reportagens exibidas sobre a invasão do Morro do Alemão e temos a história criada que se passa no Complexo do Alemão. As reportagens nos situa do que esta acontecendo e a parte da história criada temos uma noção do que algumas vezes acontece nas favelas do Rio de Janeiro. Uma parte das reportagens exibidas me lembro que é a do povo fugindo, alguns a pé e outros de carro. Na favela não existe só gente ruim, existem gente boa também mas geralmente a favela é dominada pelo tráfico. Quando um policial se infiltra para ter o primeiro contato com os moradores com o objetivo de pacificar a favela, a maior preocupação é depois conseguir sair vivo de lá. E na série mostra esse medo dos policiais infiltrados de serem descobertos pelos traficantes do morro.
De um modo geral, a minissérie é boa mas poderia ser melhor. Acredito que com uma série de 4 episódios não deu pra fazer uma história muito completa. Achei que faltou mais coisas. Mas como a minissérie é uma sequência do filme, que por sinal eu não assisti, então acho que a série era apenas para complementar o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário